Ensinos e Aprendizagens

Planos de aula da disciplina de História do Ensino Fundamental, conforme Competências e Habilidades a serem desenvolvidas segundo a Base Nacional Comum Curricular do Brasil.


6º Ano

Recomendado para crianças de 11 anos, o 6º ano do Ensino Fundamental II ainda pode ser encarado como uma fase transitória. O aluno, que antes tinha sua aula dividida por meio de eixos - na maioria dos casos aula com poucos professores - passa a estudar com disciplinas mais específicas e maior variedade de professores. É no sexto ano também que a criança passa a desenvolver maior autonomia, aprendendo a lidar muitas vezes sozinhas com as atividades propostas. Fonte: Educa Mais Brasil.

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7º Ano

O 7º ano do ensino fundamental II proporciona aos alunos o domínio da escrita, leitura e do cálculo. Além disso, esta etapa educacional visa ampliar a capacidade dos educandos de compreenderem o meio ambiente, os sistemas culturais e políticos, a economia, a tecnologia e os valores sociais, entre outros. No 7º ano é desenvolvido o raciocínio lógico e a visão inter e multidisciplinar dos alunos, que passam a enxergar as diferentes áreas - biológicas, exatas e humanas - como um todo. Na língua portuguesa, por exemplo, há o estudo da metalinguística, produção textual, letramento e literatura. Na matemática são abordados conteúdos como expressões numéricas, razões e proporções, equações algébricas e frações. Fonte: Educa Mais Brasil.

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8º Ano

No 8º do Ensino Fundamental II, o aluno começa a assumir maiores responsabilidades. Nesta etapa, os estudantes além de aprofundarem o conteúdo que já conhecem, passam a ter contato com outros. As aulas tendem a ficar mais densas, com explicações mais aprofundadas dos temas. Na língua portuguesa, por exemplo, há o estudo da metalinguística, produção textual, letramento e literatura. Na matemática são abordados conteúdos como expressões numéricas, razões e proporções, equações algébricas e frações. A partir deste período, os alunos passam a vincular com mais facilidade os conteúdos trabalhados em sala de aula com o mundo real, passando a compreender a universalidade de informações das diferentes disciplinas trabalhadas, por meio de um conjunto de saberes integrados acerca da realidade. Fonte: Educa Mais Brasil.

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9º Ano

O 9º e último ano do Ensino Fundamental mais uma vez indica transição na vida do estudante. Com um passo para o Ensino Médio, começam a se questionar quanto ao futuro: qual caminho focar, qual curso superior fazer, qual profissão escolher. Com a conclusão da formação fundamental do ensino básico, os alunos passam a ter mais vivência com a produção de textos, trabalhos em grupo e participação em eventos externos que contribuem para a associação entre o estudo e a realidade, onde a escola incentiva um amadurecimento intelectual e conhecimento em múltiplas situações, seja no espaço de aprendizagem da Escola ou no contexto da comunidade em que está inserida. Fonte: Educa Mais Brasil.

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Temas Contemporâneos Transversais

Os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e compreendem seis áreas: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade), Orientação Sexual (Corpo: Matriz da sexualidade, relações de gênero, prevenções das doenças sexualmente Transmissíveis) , Meio Ambiente (Os ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental) , Saúde (autocuidado, vida coletiva), Pluralidade Cultural (Pluralidade Cultural e a Vida das Crianças no Brasil, constituição da pluralidade cultural no Brasil, o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania) e Trabalho e Consumo (Relações de Trabalho; Trabalho, Consumo, Meio Ambiente e Saúde; Consumo, Meios de Comunicação de Massas, Publicidade e Vendas; Direitos Humanos, Cidadania). Podemos também trabalhar temas locais como: Trabalho , Orientação para o Trânsito, etc. Fonte: Brasil Escola.

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Filmes

A exibição de filmes ainda sofre preconceito na escola, sendo associada a mero entretenimento ou atividade “tapa-buraco”. Em contrapartida, muitas são as possibilidades para aprendizagem quando a exibição de um filme, documentário, curta-metragem ou série é realizada com intencionalidade pedagógica. Para orientar professores da educação básica sobre como planejar e exibir uma produção audiovisual, pedimos orientações para dois especialistas: a doutora, formadora de professores pela Universidade de São Paulo (USP) e fundadora do Coletivo Janela Aberta – Cinema e Educação, Cláudia Mogadouro; e o doutorando e pesquisador de metodologia de ensino de Geografia por meio da linguagem cinematográfica, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Daniel Moreira de Souza. Confira abaixo algumas dicas valiosas. Fonte: Instituto Claro.

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Músicas

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico. Eis então uma reflexão para pais e principalmente educadores, buscando inserir a música no seu planejamento, bem como criar estratégias voltadas para essa área, incentivando a criança a estudar música, seja através do canto ou da prática com um instrumento musical, isso desde a educação infantil. Fonte: Brasil Escola.

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Livros

Através dos registros escritos descobrimos e aprendemos culturas, histórias e hábitos diferentes, compreendemos a realidade, o sentido real das ideias, vivências, sonhos, etc. Diante do fato, pode-se considerar a leitura como uma das mais importantes tarefas que a escola tem que ensinar, mas é importante ressaltar que para isso o professor deve ter consciência da necessidade, além de praticar com eficiência o hábito da leitura. Grande parte das escolas trabalha somente com textos literários e didáticos e muitas vezes selecionam esses materiais de forma burocrática, ou seja, uma relação de interesse entre editora, escola e, até mesmo, professor. Convém deixar claro que esse tipo de atitude não é de forma generalizada, pelo contrário, existem educadores que realmente desempenham seu papel de maneira responsável, desenvolvendo estratégias e diferentes formas de realizar uma leitura eficiente. Fonte: Mundo Educação.

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Cursos Online Gratuitos

De forma sucinta, os Cursos Profissionalizantes têm como objetivo fornecer o que é necessário para que o aluno possa atuar em uma determinada profissão, sendo que o foco é voltado para a prática. Eles são abertos à comunidade e, em geral, de curta duração. Previstos pelo artigo 42 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD), eles preparam o profissional para atuar em ocupações diversas e oferecem certificado de conclusão. Outro aspecto importante é que, para cursá-los, não há exigência de nível de escolaridade, facilitando o seu acesso. Por ser indicado tanto para jovens que estão à procura do primeiro emprego ou de uma profissão, quanto para quem já atua no mercado de trabalho e deseja aumentar o seu conhecimento, os Cursos Profissionalizantes são indicados para aqueles que têm interesse e disposição para aprender. No entanto, vale lembrar que cada instituição apresenta as próprias regras e exigências para a matrícula. Fonte: Crescer Sempre.

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